É sacerdote da Diocese de Taubaté. Membro da Comunidade Missão Sede Santos (MSS), que fundou em 2002, é o moderador-geral da mesma. Coordena várias obras e projetos sociais, como a Casa João Paulo II, onde também funcionam o Centro de Espiritualidade Carismático e a Obra da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento.
Ele tem uma doença raríssima, genética, neurodegenerativa e progressiva. No Brasil, no
momento, são 15 os casos diagnosticados da Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD) ou Síndrome de Brown-Vialetto-Van Laere (BVVL). No mundo, 350 casos.
Mesmo acamado há quatro anos, tomando 281 comprimidos por dia para se manter vivo, com traqueostomia e se valendo da respiração mecânica 24 horas por dia, Padre Márlon se uniu aos seus médicos e ao Instituto Vidas Raras, referência nacional no Brasil no assunto doenças raras, para fundar em Taubaté, onde ele reside, um centro médico para cuidar de pessoas com doenças raras, sobretudo aquelas que menos têm condição de acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à informação.
Há quase quatro anos, o Padre Márlon celebra a Santa Missa na cama, ora em casa, ora nas recorrentes internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais
Nascido em 9 de abril de 1973, em Carmo da Mata/MG, participa da Renovação Carismática Católica desde 1988. Em 2000 foi ordenado sacerdote, em Taubaté/SP, onde reside e é sacerdote da Diocese de Taubaté até hoje.
Além de sacerdote, atua também em diversas áreas, sendo algumas delas:
É moderador-geral da Comunidade Missão Sede Santos (MSS), que fundou em 2002. Coordena várias obras e projetos sociais, como a Casa João Paulo II, onde também funcionam o Centro de Espiritualidade Carismático e a Obra da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento.
Especialista em dependência química, é presidente da comunidade terapêutica Instituto Santa Teresa d'Ávila, e da AMSS, que, dentre outros trabalhos, administra o Restaurante Bom Prato de Taubaté.
Padre Márlon é radialista e locutor, com formação na área. Faz palestras e conduz seminários, retiros e congressos por todo o Brasil e também no exterior. Ousadia tem sido sua marca. Incansável na evangelização, sua palavra corre veloz.
Tem mais de 40 livros publicados, que somam mais de três milhões de exemplares vendidos, dentre eles o best-seller “Poderosa Novena Maria, passa à frente!” e o mais recente "O que fazer com limões que a vida te dá". Gravou diversos CDs, de oração e canções, acompanhado pelo Ministério de Música da Comunidade Missão Sede Santos.
Padre Márlon Múcio não se conformou em saber que o diagnóstico de doenças raras demorava tanto tempo e que as pessoas com alguma doença rara perdiam tanto com essa demora. Por isso, em oração, ele recebeu o chamado para construir o primeiro centró médico para Raros do Vale do Paraíba.
Aqui estão algumas citações de seguidores do Padre Márlon, demonstrando todo seu carinho.
Padre, creio que o senhor é um anjo enviado por Deus para fortalecer nossa fé. Estou tão feliz pelo senhor!
Fabrisia SeguidoraPadre Márlon, como o senhor me inspira com sua força de vontade em superar seus limites. Você é exemplo para todos nós!
Cristiane SeguidoraO senhor é um milagre, Padre!
Ana Sousa SeguidoraO senhor é uma pessoa iluminada e abençoada. Sua fé é tudo. Exemplo de vida!
Maria Lago SeguidoraPadre Márlon, o senhor é a prova viva de um milagre!
Ilani SeguidoraQue felicidade por você, Padre! Você transformou sua enfermidade na salvação para muitos. Cotinue acreditando!
Jaiane SeguidoraMarque uma oportunidade de conversar conosco de forma mais aprofundada. Basta enviar uma mensagem!
Padre, que inspiração o senhor passa. É muito lindo ver seu amor a Deus!
Denise Seguidora